sábado, 8 de janeiro de 2011

Aula diferente - Projeto: Alice no país das maravilhas


ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS








RENATA ALVES DA SILVA
UNAÍ - MG
2010










Sumário

1
Introdução.....................................................................................................................
03
2
Conteúdo.......................................................................................................................
04
3
Objetivo........................................................................................................................
04
4
Avaliação......................................................................................................................
04
5
Desenvolvimento..........................................................................................................
04
5.1
Aos futuros pedagogos.................................................................................................
05
6
Conclusão.....................................................................................................................
06

Referências Bibliográficas...........................................................................................
07


1 Introdução

Este trabalho tem o intuito de transformar leitores em potencial e levar estes a um mundo totalmente diferente.
Através do preparo de uma aula que irá trabalhar a leitura, a imagem, a criatividade, o trabalho em equipe, e assim formando cidadãos conscientes e possibilitando o desenvolvimento.

2 Conteúdo
·          Leitura do livro Alice no País das Maravilhas
·          Apresentação do filme
·          Atividades:
Ø                 Exercício sobre o filme
Ø                 Exercício de representação em grupo
Observação: Explicação para futuros pedagogos.

3 Objetivo

Este trabalho tem o objetivo:
·             Despertar o gosto pela leitura;
·             Mostrar o quanto a leitura é importante e que ela atinge várias áreas do conhecimento como: matemática, ciências e a ética;
·             Incentivar a utilização de recursos como representação, filme, debates.

Observação: Aos futuros pedagogos
·             Demonstrar como introduzir o hábito de leitura em sala de aula;
·             Mostrar os inúmeros recursos disponíveis para uma aula de qualidade e de interação com o livro.

4 Avaliação

Participação, trabalho em equipe, interação e comprometimento com a aula.

5 Desenvolvimento

A resposta inicial deste trabalho foi proporcionar um ambiente agradável referente ao livro Alice no País das Maravilhas, utilizando painéis, figuras e fantasias.
Ao iniciar a aula colocaremos os alunos em um tapete com almofadas decoradas com personagens da história. Depois de organizados iremos contar a história tirada do livro “Clássicos da Disney”, em seguida fazer um comentário breve de como o livro irá ser retratado no filme da coleção “Sonhos Mágicos”.
Após o término do filme será dado um exercício, para o aluno responder as seguintes perguntas: 1- Qual o personagem você mais gostou. Por quê? e 2- Qual a parte que mais lhe chamou atenção?
Respondida as atividades, será passada uma caixa com nomes de alguns personagens, cada aluno deverá retirar um papel da caixa e se posicionar nas cadeiras correspondentes a frase:
1-     Adivinhe?
2-     Sorte ou Azar?
3-     Surpresa!
Depois de todos se posicionarem em seus lugares, formando grupos, eles terão a missão de elaborar uma pequena representação, podendo criar uma cena com base no livro e no filme, utilizando a criatividade e a imaginação.
Cada um com seu respectivo personagem poderão utilizar as fantasias trazidas pelos professores, que estarão expostas dentro de uma caixa, perto do cenário de apresentação.
O professor como forma de motivação, poderá dar um prêmio para a equipe que melhor se desenvolveu. Ao término das apresentações, o professor deverá dar o prêmio para todos os alunos, pois o intuito foi motivar a participação e não avaliar o nível de criatividade. Sendo o prêmio um mini livro de Alice no País das Maravilhas contendo cada um uma bala, além de uma dedicatória especial para cada aluno.

5.1 Aos futuros pedagogos

Concluída a aula, será explicado a importância de se trabalhar o livro em sala de aula e qual a faixa etária que esta aula poderá ser ministrada.
O professor deverá responder a seguinte pergunta: Qual sua visão sobre a relação do livro “Alice” na vida do aluno?

3 Conclusão

Concluímos o quanto é importante o professor na vida do aluno, apesar do livro ser introduzido a partir da família, ele deve ser trazido para sala de aula.
Alice tem um papel fundamental na história infantil, pois é nela que se encontra um mundo imaginário e fantasioso que possibilita a criança a viajar e interagir em um mundo mágico.

 Referências Bibliográficas

Disney, Clássicos. Alice no País das Maravilhas. São Paulo. Círculo do Livro/Nova Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário