sábado, 8 de janeiro de 2011

Educação pré-escolar




Educação pré-escolar


Tatiana aparecida Vieira Silva

Unaí - mg
2010




1 Introdução

A educação pré-escolar começa na maternidade e se estende até os 6 anos de idade.
A pré-escolar tem vários fatores importantes na vida da criança que há muito tempo vêm sendo discutido, um deles é o desenvolvimento social que deve começar nos primeiros anos de vida da criança.
Este trabalho foi elaborado destacando os seguintes aspectos, conceito de educação pré-escolar, importância da educação pré-escolar e objetivo da educação pré-escolar.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 A educação pré-escolar

Segundo Drouet, p25, a educação pré-escolar é a que se estende desole o nascimento até a entrada para a escola obrigatória.
“Na medida em que se credita a educação um poder de construção do homem criador e produtor e de organização social, pensa-se nessa educação como meio necessário e indefinível para todos os indivíduos”. (DIDONET, vital. 1980, p.9-10)

2.2 Importância da educação pré-escolar

“Ao examinarmos a evolução da educação pré-escolar através dos tempos verificamos que, embora as suas finalidades e objetivos fossem mudando com as novas solicitações de uma sociedade em transformação, ela sempre se mostrará necessária.” (DROUET, 1995, p.45)
“A construção do conhecimento pela humanidade, a evolução do pensamento cientifico e, de forma semelhante, o pensamento da criança, progridem impulsionados por necessidades e interesses surgidos dos desafios adaptativos nas mais variadas situações da vida”. (BORGES, 1994, p. 17)

2.3 Objetivos da educação pré-escolar

Segundo Didonet, 1980, p. 49, o objetivo da educação pré-escolar é o desenvolvimento global e harmônico da criança.
“Com poucas exceções, todos os paises atribuem vários objetivos à educação pré-escolar, o que de uma forma indireta é uma prova da necessidade de organização dessa fase da eduação infantil.” (DROUET, 1995, p. 27)
  
3 CONCLUSÃO

Após as análises feitas, conclui-se que a educação pré-escolar é essencial na vida da criança, desde os primeiros anos de vida até os 6 anos de idade, contribuindo para o desenvolvimento social e emocional da criança.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DROUET, Ruth Caribé da Rocha. Fundamentos da educação pré-escolar. Editora Ática S.A., São Paulo, 1995.
BORGES, Tereza Maria Machado. A criança em idade pré-escolar. Editora Ática S.A., São Paulo, 1994.
DIDONET, Vital. Atendimento ao pré-escolar; educação e psicologia, 3° ed., Brasília, MEC/SEPS, v.1, 1980.

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